Pesquisadoras

Sou Dinéa Maria Sobral Muniz, coordenadora do Geling. Sou graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação e doutora em Educação, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente sou professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia e Membro do corpo editorial da Revista da FACED. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, desejo de ler, ensino-aprendizagem da língua oral, linguagem e ensino de língua materna.


Sou Lícia Maria Freire Beltrão, licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Educação e doutora em Educação, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente sou professora adjunta I da Universidade Federal da Bahia. Tenho experiência na área de Letras / Educação, com ênfase em Metologia e Prática de Ensino de Português, atuando em práticas voltadas principalmente para os seguintes temas: educação, linguagem, aprendizagem, ensino, leitura, literatura infantil e juvenil e escrita. As pesquisas desenvolvidas têm como objeto a escrita /produção de texto escolar como também a leitura na perspectiva pedagógica.


Sou Emília Helena Portella M. de Souza, mestre em Linguística e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente sou professora adjunta III da Universidade Federal da Bahia, ministrando disciplinas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. Atuo no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA, na área de Linguística Histórica. Desenvolvo pesquisas na área da Linguística, com ênfase na Língua Portuguesa e no ensino.

Sou Mary de Andrade Arapiraca, vice-coordenadora do Geling. Sou graduada em Pedagogia , especialista em Aquisição e Ensino da Língua Materna, mestre em Educação e doutora em Educação, tudo pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente sou professora associada da Universidade Federal da Bahia e membro do corpo editorial do Caderno de Letras. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuo principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino-Aprendizagem - Fazer investigativo, Monteiro Lobato.

Sou Raquel Nery Bezerra, mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia e Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sou professora assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, onde atuo no campo de Linguagem e Educação, e atualmente pesquiso questões relativas ao ensino-aprendizagem da escrita em Português Materno. Sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia. Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em análise do discurso e leitura e produção de textos, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa; ensino de língua portuguesa; produção de texto; análise do discurso; categoria gramatical de gênero; semântica; enunciação.