quarta-feira, 23 de junho de 2010

TODO RISCO

por Raquel Bezerra

Como Eliana Mara, não conheci o Damário Dacruz pessoalmente. Mas acho que compreendi o quanto era importante ao observar o efeito de seu falecimento (21.05.2010). Gostaria de inaugurar este blog com as palavras deste poeta que deram nome ao ELEGE - Encontro de Leitura e Escrita do Geling:

Todo Risco
A possibilidade
de arriscar
é que nos faz homens.
Vôo perfeito
no espaço que criamos.
Ninguém decide
sobre os passos que
evitamos.
Certeza
de que não somos pássaros
e que voamos.
Tristeza
de que não vamos
Por medo dos caminhos.
  
Também não conhecia sua poesia, e fui impactada pela sua força ao tomar conhecimento de seu provável último poema, escrito com a consciência da gravidade da enfermidade que o acometera. Com serenidade, verbalizou poeticamente a iminência do caminho que necessitamos todos trilhar, nem sempre com a nobreza que demonstrou nestas palavras:


Diante da brevidade da vida e da sapiência e doçura da poesia, silencio e agradeço pelo legado do poeta: palavras que embelezam, consolam e suavizam a existência.

3 comentários:

Aíte Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aíte Machado disse...

Olá! Adorei conhecer o GELING!
A partir das palavras do poeta Damário Dacruz, é possível ganhar forças e seguir adiante em nossos caminhos das letras e da educação!
Carinhosamente,
Aíte Machado, 17/03/2011.

cristina SACRAMENTO BARROS SILVA disse...

Olá! Fiquei muito contente de achar esta página, pq sou fã do Damário Dacruz desde adolescente quando conheci a poesia "Todo Risco" no cartaz em que tinha a foto de um trilho de trem. Eu tive essa cartaz que se perdeu com o tempo. Gostaria muito de encontrar outro para comprar. Alguém pode me dar uma dica? É MUITO IMPORTANTE PRÁ MIM. OBRIGADO. Cristina